Confiança, amizade, vivências e outras coisas mais.

Nesse ano vivenciei muitas coisas, conheci muitas pessoas, muita gente passou pela minha vida e graças a seleção natural, poucos e bons ficaram. Outros de velhos tempos acabaram indo embora juntamente com aqueles recém chegados que partiram. Infelizmente na vida é assim, na prosperidade nossos amigos nos conhecem, na adversidade nós conhecemos nossos amigos. 

Na amizade, assim como no amor, os lados não sentem as mesmas coisas e nem na mesma proporção. Isso é importante para balancear o relacionamento, porém um equilíbrio sadio é necessário para a manutenção dessa amizade. Sem esse equilíbrio qualquer força externa, e há várias delas, podem acabam destruindo uma amizade de anos por motivos muitas vezes fúteis e irrelevantes. 

O tempo. Sempre ouço dizer que o tempo resolve tudo, Será mesmo? Somente após algum tempo paramos pra refletir com mais discernimento sobre nossos atos. Mas essa reflexão e possível arrependimento não resolverá problema algum. Não sou uma pessoa que valorizo as desculpas, o ato de pedi-las. Eu valorizo o dia a dia, as mudanças de comportamento, o ato contínuo e não somente aquele breve momento. Talvez por essa razão demoro tanto a tirar alguém da minha vida. Mas quando tiro, tenho uma idéia fixa: Sim, se o pra sempre não existe, ao menos você não voltará para ela por um bom tempo. 

Um sentimento que está destruindo e corroendo a humanidade se chama inveja. Ficar triste pelas conquistas alheias? Não consigo entender, e pior, não ficar feliz com as vitórias de um amigo? O que passa na sua cabeça? Você é tão inferior e menosprezível que não consegue se alegrar por alguém? Somente consigo dizer que sinto pena por você. Posso não ser um poço de razão e certezas, porém sou uma pessoa feliz e plena, só pelo fato de conseguir sentir bons sentimentos pelas conquistas do próximo, por não precisar ter algo que o próximo tem, e me contentar simplesmente com o que é meu, que ganhei por mérito, pelas minhas lutas, minhas conquistas.

Mais um ano acabando e continuo sem entender muitas coisas. Sobre outras entendo um pouco mais. Cada dia que convivo e conheço os humanos, tenho certeza de que Hobbes estava certo ao afirmar que " O homem é o lobo do homem". O fato de que pouca coisa ainda me choca no mundo me entristece. O fato de que paramos de lutar por aquilo que acreditamos e simplesmente nos acomodamos, porque assim é mais fácil, mais simples, é outra coisa que me entristece e me faz pensar no amanhã, no futuro. Que mundo teremos, que tipo de filhos deixaremos? Nessa sociedade hipócrita, falsa moralista e egoísta, qual a saída para uma vida normal? Uma vida sem pessoas invejosas ao seu redor? Uma vida sem intrigas e brigas desnecessárias e tolas? A saída é se afastar, tentar uma vida nova, longe daqueles que não querem o seu bem, que no fundo de suas almas podres esperam e aguardam ansiosamente pelo seu mal? 

Hoje em dia me sinto desacreditado. Não confio plenamente em mais ninguém, já estou vivendo esperando a próxima traição, o próximo passo do inimigo inexistente, mas que a qualquer momento assume a figura de  algum parente, algum amigo próximo. Não consigo confidencializar nada, sei que os segredos estarão mais bem guardados e só estarão guardados se estiverem comigo mesmo. Mundo de chantagens, intrigas e fofocas. Um mundo a qual não faço a menor questão de participar. No meu mundo isso não deve existir. Faço questão de limpar, eliminar do meu círculo de convivência qualquer resíduo que possa vir a me contaminar.

Não faço questão de ter mil amigos, prefiro ter 1 amigo, único e verdadeiro, companheiro e confiável. Nesse ano confiei em quem não devia, acreditei em promessas que não foram cumpridas, quebrei a cara diversas vezes e com tudo isso eu aprendi muita coisa. Muita coisa que preferiria nunca ter aprendido. Aprendi a dizer não para os amigos por diversas vezes. Aprendi que a minha vida pessoal não importa a ninguém mais, se não a mim. Aprendi que baladas e festas tem sua época e ela acaba, acaba juntamente com os parceiros de farra. Família se resume aos pais e ninguém mais. A vida é tão curta para as pessoas serem tão ruins. O que elas ganham sendo e agindo assim ainda não entendi, e quanto a isso nem faço questão de entender. Prefiro seguir o caminho contrário e tentar ser feliz, sempre. 

Seguindo o pensamento de Nietzche finalizo esse post, afinal não tenho certeza alguma nessa vida, tudo que contei aqui foram vivências, experiências e conclusões precipitadas, nada certo, nada definitivo, a opinião é mutável, quantas vezes eu quiser.  



"Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma, porém iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse." Friedrich Nietzche




Comentários