Oi oi oi! (Militando em 2012. haha)


Depois de ler e analisar diversas opiniões distintas me senti na obrigação de expor minha opinião a respeito desse assunto. Uns são totalmente a favor das novelas, assumem que assistem e vivenciam isso nas suas vidas, em redes sociais, enquanto outros são totalmente contra, abominam e possuem “N” argumentos de defesa para a “não alienação das massas”.

Não posso negar que a política de pão e circo sempre existiu e existirá, da mesma forma que sempre houve a divisão em classes sociais e sempre existirá. “País rico é País sem pobreza”, além de ser um pleonasmo, é totalmente utópico. Por mais que eu tente fazer uma relação entre as pessoas que assistam a novelas e nada fazem (questões políticas, manifestações, luta de direitos) e as que não assistem e fazem algo para melhorar o mundo, não consigo fazê-la. Na maioria dos casos ninguém tira a bunda do sofá ou da cama, ou seja lá onde for. O ponto que quero chegar é que fazer algo efetivamente e lutar pelos direitos e mudar algo é bem complexo, mas julgar é muito simples, muito mesmo.

Outro ponto conflitante é o do julgamento de intelectualidade alheia baseada em quem assiste e quem não chega perto da televisão no horário nobre. Como se assistir novela fosse um crime ou aquela velha ladainha de ter tua mente manipulada pela vilã REDE GLOBO de televisão. Isso é um conceito tão démodé que tenho até preguiça de comentar sobre, mas vamos lá. Tudo que chega a você pelos meios televisivos, radiofônicos, escritos, de certa forma vão acrescentar, mudar, alterar algo em tua vida, mas isso depende do receptor, você não é uma massa inerte que fica recebendo informações e mudando as tuas concepções a todo momento, ou é?

A grande maioria da população, ou a “massa” deve gostar do que é veiculado na televisão. Televisão vive de rendimentos de publicidade, que por sua vez vivem de acordo com a audiência. Por ser um produto, a cultura de massa busca atingir o maior público possível, daí o fato de passar um seriado ou uma telenovela em horário nobre e não o programa TV Justiça com o julgamento do mensalão. Você que reclama tanto dessa programação, teria paciência de ficar assistindo a isso? Teria paciência de ficar só ouvindo falar de notícias ruins? Depois de um estressante dia de trabalho, de uma luta para ir e depois uma luta bem maior para voltar pra casa e encontrar a família. Será? Será que o desejo intrínseco de mudança, de melhorar o mundo, não é barrado por questões pessoais? Ainda acredito que se cada um melhorasse o seu mundo, daria muito mais resultado do que continuar reclamando da novela ou de tantas outras coisas sem importância... 



Comentários