Tolerância

A palavra tolerância provém do latim tolerantia, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo. Teve no passado, e com sentido negativo, a função de designar as atitudes permissivas por parte das autoridades diante de atitudes sociais impróprias ou erradas. Hoje em dia, pode ser considerada uma virtude e se apresenta como algo positivo. Esta é uma atitude social ou individual que nos leva não somente a reconhecer nos demais o direito a ter opiniões diferentes, mas também de as difundir e manifestar pública ou privadamente.

A Tolerância está ligada ao Respeito. Você tolera e aceita aquilo que você respeita. Respeitar ao próximo é não lhe ser indiferente. É procurar enxergar mais além do que o senso comum, não chega a ser uma aceitação de tudo o que o próximo pensa ou faz, mas respeitar a forma que ele pensa e conduz a  própria vida. 

Se a tolerância pudesse existir sem limites, se fosse uma virtude universal, onde todos fossem plenamente respeitados e respeitadores das diferenças humanas, provavelmente o mundo seria melhor de se viver. Isso é algo extremamente utópico. Pensando por outro lado,  uma sociedade plenamente tolerante, continuaria sendo humana?

Comentários

  1. Ótima análise... Tolerância é uma palavra que muitos pensam conhecer mais na realidade são cegos ao perder o verdadeiro sentido de tal. Já pensou se a Tolerância fosse posta como prioridade? Muitos casos de violência seriam extinguidos... (ou não)... É uma opinião...

    ResponderExcluir

Postar um comentário